O economista Guido Mantega, que já foi ministro da Fazenda durante o governo do PT, descartou integrar a equipe em um eventual novo governo Lula, apesar de assessorar o ex-presidente na área.
“Não pretendo voltar”, afirmou Mantega, em entrevista por videoconferência ao Valor Econômico. “A economia tem ciclos; você fica com a parte boa, mas se a economia não funciona, a culpa é do ministro. Fiquei no governo por 12 anos seguidos. Já dei a minha parte”, completou o ex-ministro.
Mantega também reconheceu que ocorreram erros na política econômica da ex-presidente Dilma Rousseff, inclusive quando ele era o responsável pela economia do país. O ex-ministro mencionou como exemplo a intervenção do governo no setor de energia para baixar os preços da eletricidade em 2012. “Isso não funcionou. As ações da Eletrobras caíram e você tinha muitos investidores na Eletrobras. Na verdade, acho que cometemos um erro lá”, afirmou.
Caso eleito, Lula não pretende impor um programa econômico elaborado exclusivamente pelo PT, de acordo com o economista. “Lula terá muitas alianças políticas, você não pode governar sozinho”, disse Mantega. “Depois que o grupo de partidos estiver confirmado, você vai começar a discutir um programa que tem que ser aceito por todos, não pode ser um programa imposto pelo PT”, concluiu.
Visitas: 694157