A Fifa anunciou, no último domingo (27), um pacote com sanções contra a seleção russa de futebol como consequência da invasão à Ucrânia, que teve início na última quinta-feira (24), e já deixou centenas de mortos.
A entidade máxima organizadora do futebol divulgou que o país não poderá mais atuar, até segunda ordem, com os símbolos do país, tendo que entrar em campo com o título de União Russa de Futebol. A bandeira e o hino do país também fazem parte do pacote e estão banido.
Outro ponto decidido pela Fifa é a proibição de partidas de futebol na Rússia. Nenhum jogo de caráter internacional, incluindo a repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo, poderá acontecer em solo russo, em decisão tomada junto com a Uefa. Ainda não está descartada a possibilidade da seleção russa ser excluída de competições como forma de retaliação. Antes disso, as seleções da República Tcheca, Suécia e Polônia, na chave da Rússia na repescagem, já se posicionaram contra a Rússia e ameaçaram não entrar em campo.
A Rússia invadiu a Ucrânia desde a última quinta-feira (24), após uma tensão que já durava anos. A crise diplomática atingiu seu ápice com o o desejo ucraniano de integrar a OTAN, postura que não foi vista com bons olhos por Vladimir Putin. Após a invasão russa, cenas de fuga, explosões e mortes se tornaram comum no país.
Visitas: 694286