Major Denice Santiago, conhecida por ser a idealizadora da Ronda Maria da Penha, tem sido um dos nomes sugeridos por eleitores do governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), para ficar à frente da Secretária da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). Nesta quinta-feira (3), internautas iniciaram um debate acerca da substituição de Ricardo César Mandarino Barretto, atual secretário da Segurança Pública, durante o futuro governo do Estado.
A jornalista e influenciadora Maíra Azevedo, também conhecida como Tia Má, movimentou as redes questionando o porquê da Major ter sido escolhida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para ser candidata à prefeitura da capital baiana em 2020, mas não foi selecionada para administrar a segurança do Estado.
"Em 16 anos de gestão do PT na Bahia, a frente da segurança pública apenas homens brancos…nunca uma mulher, nunca uma pessoa preta. Imagine @Jeronimoba13 fazer história e colocar @MajorDenice a frente dessa pasta!!!! Mulher preta, policial e de movimento social! Seria o nome ideal", escreveu Maíra em um dos tuítes.
A apresentadora defendeu a sugestão afirmando que Denice vivência na pele as duas realidades, sendo policial militar e uma mulher preta. "Acredito que @MajorDenice teria a capacidade de dialogar com a sociedade e com as diversas categorias que englobam a SSP.Denice é preta, sabe que é preta e sabe como pessoas pretas são tratadas. Denice é policial e sabe como policiais são tratados. E ainda é mãe de um jovem preto", explicou.
Seria a oportunidade de transformar a segurança aqui na Bahia. Em 2020, Denice foi escolhida pelo @ptbahia para disputar a prefeitura de Salvador e se viam nela a capacidade de ser gestora da cidade, por que não para administrar a segurança da Bahia?
— Maíra Azevedo (@tiamaoficial) November 3, 2022
Seguidores da jornalista baiana concordaram com a sequência de tuítes e demonstraram apoio à sugestão. "Denice é gigante, acredito muito no seu potencial. Eu tive o prazer de encontra -la e me surpreendi com a energia e carisma dela", comentou um rapaz. "Excelente Tia Ma bora @Jeronimoba13 faça acontecer", comentou outra seguidora.
Major Denice Santiago foi candidata à deputada federal nas eleições deste ano, recebendo 33.980 votos, contudo, não conseguiu ser eleita. Atualmente, a policial militar exerce a função de Superintendente de Prevenção à Violência — Sprev, na SSP.
Sob supervisão do editor Alexandre Santos*
Visitas: 693968