Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO NOVA ONDA WEB SALVADOR radionovaonda.net!

CIDADE

Adeus' ao Carnaval da Barra fica para depois; agora, é 'até breve'

Prefeito Bruno Reis falou sobre o Carnaval 2023 e a mudança do circuito da festa (Marina Silva/CORREIO)

Publicada em 06/01/2023 às 15:25h - 125 visualizações Correio da Bahia

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Adeus' ao Carnaval da Barra fica para depois; agora, é 'até breve'
 (Foto: (Marina Silva/CORREIO))

A primeira temporada da polêmica série sobre a proposta de transferir o Carnaval na  Barra e Ondina para o trecho entre a Boca do Rio e Patamares chegou ao fim na sexta-feira, com desfecho favorável a quem se posicionava contra a medida. Pelo menos para a folia de 2023, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) decidiu que não há tempo hábil para concretizar a mudança  e anunciou que o circuito continuará no local de sempre por mais um ano. 

O projeto elaborado pelo Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), órgão que reúne representantes dos principais segmentos envolvidos com a festa, foi apresentado ao prefeito na quinta-feira. Embora avalie que, à primeira vista, a mudança pode trazer benefícios para a folia, Bruno Reis ressaltou que será preciso mais tempo para analisar detalhadamente a proposta, em decisão comemorada por artistas, foliões e empresários ligados ao trade carnavalesco.

“Ao conversar com nossa equipe ontem (quinta) e diante da magnitude do projeto, não há como dizer se (a proposta)  é viável e se dá para colocar todos os serviços (no novo circuito) - saúde, segurança e toda estrutura montada pela Saltur (Empresa Salvador Turismo) - sem uma análise mais profunda. Por mais que corrêssemos, não tinha como dar uma resposta com segurança em menos de um mês”, explicou o prefeito.

A manutenção da folia na Barra , contudo, não significa o capítulo final da série. Bruno Reis lembrou que no próximo ano haverá uma configuração diferente na cúpula do Comcar e que a pauta pode voltar à discussão ao longo de 2023. “Esse circuito vai surgir a partir da nova orla que vamos construir na Boca do Rio, obra que homologamos hoje (sexta)”, afirmou.

Questionado se o posicionamento de artistas contrários à mudança influenciou a decisão, o prefeito disse que “a opinião de todos contribuiu, mas a principal motivação foi a falta de tempo, tendo em vista que já está em curso a comercialização dos produtos da folia, como blocos e camarotes”. No mesmo compasso, Bruno Reis prometeu mais investimentos para fortalecer os circuitos Osmar (Campo Grande), Batatinha (Centro Histórico) e o Carnaval nos bairros.

 

Repercussão
O anúncio da permanência da festa na Barra foi feito no Espaço Cultural da Barroquinha, próximo à  Praça Castro Alves, um dos símbolos do Carnaval, e teve repercussão imediata. “A gente comemorou demais, porque foi essa a recomendação do conselho. Foram dois anos de pandemia e sem Carnaval, então, é necessário tempo (para realizar a mudança)“, destacou o presidente do Comcar, Joaquim Nery.

Presente à solenidade, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, defendeu a permanência da festa na Barra. Em especial, para atingir a meta de 100% de ocupação dos 40 mil leitos hoteleiros de Salvador no próximo Carnaval. “É uma decisão acertada. A possibilidade de mudança estava gerando muita insegurança para o cliente final”, afirmou.

A partir de julho, quando a hipótese de transferir o circuito da Barra para a orla da Boca do Rio entrou pauta, artistas como Bell Marques, Durval Lelys, Luiz Caldas e Tatau se colocaram publicamente contra a ideia, em movimento apoiado por foliões nas redes sociais.

Apoio à mudança
No outro lado da polêmica, o grupo favorável à mudança, integrado por moradores, comerciantes e parte dos empresários da indústria carnavalesca, aponta a superlotação da folia no bairro e a impossibilidade de garantir conforto para o público, além de acesso adequado a serviços básicos, como transporte, trânsito e segurança. 

Os argumentos de quem apoia a transferência ganham força diante dos eventuais benefícios da proposta. Além do espaço mais amplo da Boca do Rio, a orla do bairro passará por reformas nos próximos meses, com investimento de R$ 130 milhões no trecho até Piatã e previsão de término em um ano. 

A primeira etapa começará em setembro, vai durar cinco meses e contempla a área pensada para abrigar o novo circuito. Se o folião dirá adeus ao Carnaval da Barra no futuro, só será possível saber quando começar a segunda temporada da série. Por enquanto, é até breve.

Capital terá 120 novos voos e programa de turismo afro

Ao confirmar a continuidade da folia na Barra por mais um ano, o prefeito Bruno Reis lançou o novo programa para impulsionar o turismo de identidade afro e anunciou que a companhia aérea Azul vai disponibilizar mais 120 voos ligando Salvador a oito destinos entre dezembro e janeiro. A empresa e a prefeitura decidiram unir esforços para promover ações voltadas a divulgar a capital baiana nos polos emissores de turistas nacionais, com expectativa de atrair 28 mil visitantes a mais durante a alta estação.

O CEO da Azul Viagens, Daniel Bicudo, contou que os novos voos representam crescimento de 70% na quantidade de assentos disponibilizados pela empresa em Salvador e explicou o motivo de ter escolhido a capital para ampliar ações de promoção. “Salvador é um mercado a ser desbravado. A gente tem segurança do investimento, porque vemos o que está sendo feito por toda essa comunidade, então, é fazer com que haja desenvolvimento social e cultural da cidade cada vez maior”, afirmou o executivo, ao destacar também o programa turístico de identidade afro..

Os novos voos partirão das cidades de Confins e Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP), e Foz do Iguaçu (PR). As viagens acontecerão nas aeronaves Embraer E1 e E2 e Airbus A320, com capacidade para 118, 136 e 174 passageiros, respectivamente.
Já o Salvador Capital Afro é um programa de estímulo do turismo nesse segmento e contará com ações para valorizar manifestações culturais e de incentivo ao potencial criativo, tradições, tecnologia e afroempreendedorismo.

As ações, que inclui cursos de capacitação, ocorrerão aos finais de semana até novembro, em cinco territórios estratégicos do município: Centro Histórico, Liberdade/Curuzu, Rio Vermelho, Itapuã e Ilha de Maré. A programação ainda será divulgada pela prefeitura.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








PUBLICIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos da Cidade
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Videos
WhatsApp (71) 99911-4253
Baixe nosso Aplicativo
MULTHY
LINK RADIOS
prefeitura bairro
Salvador
PLANO ESTATEGICO
BRT
LEIS MUNICIPAIS
ESTAGIO
Estatísticas

Visitas: 694143

Fan Page
Locutores
ITALO OLIVEIRA
NILDO FREITAS
JONATHAS BITS
JUNIOR DA BAHIA
AUTOMATICO 01
IAN JOSÉ
MARCELO SANTOS
MARCELO SANTOS
ALEX TELES
TONY CARVALHO
ROBSOM LIMA
MUNDO DOS ARTISTAS
Descartada participação de funcionários em roubo na mansão de Carlinhos Maia
Título da NotíciaKaroline Lima aparece ao lado de Luva de Pedreiro e web zoa Militão
Após polêmica sobre jantar, Caio Castro aparece pagando conta de amigos
Mulher diz que Gusttavo Lima é pai de seu filho; Cantor faz teste de paternidade
Anitta sai em defesa de Vitão, após críticas por visual: ?Quanta gente babaca?
Pabllo Vittar desabafa de restrição do YouTube com ela, e não com Zé Felipe
+ Acessadas
Jovem da periferia de Salvador, se destaca em evento cultural no Pelourinho
Criminosos fazem duas famílias reféns em Salvador
Advogado, jornalista e também radialista ganha campeonatos seguidos de JIU-JITSU no estado da Bahia.
Virgínia Fonseca tem cartão recusado ao tentar comprar presente para Zé Felipe
Globo cria quadro para encontrar namorado para Gil do Vigor no 'Mais Você'
Notícias Atualizadas
Cirurgião plástico é denunciado por complicações e deformidades na Bahia; parte dos procedimentos eram feitos sem anestesia
Homem é morto a tiros em frente a clube social na Barra, em Salvador
Prefeitura inicia estudo de desapropriação do Hospital Salvador para abrigar maternidade
Prefeitura de São Gonçalo dos Campos anuncia suspensão da festa de São João por falta de verba
Operação prende suspeitos de invasão de terras e expulsão de comunidade tradicional na Bahia
Delivery de drogas: dois homens são presos por suspeita de tráfico no sudoeste da BA
Funceb realiza aulão beneficente na Escola de Dança, em Salvador
Circuito SALADEARTE recebe Mostra de Cinema Espanhol do Instituto Cervantes
Prefeitura de Salvador segue com aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 na sexta-feira; veja lista de postos
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VOCÊ SABIA ? REGINA SOUSA
REFLEXÃO:
SOBRE A REVIRAVOLTA DE MINHA MÃE
REFLEXÃO:
Últimas Músicas
Parceiros
cestas belascontabilEGM MULTHYeds tecdica pizzasimonettiJG

Copyright (c) 2023 - RÁDIO NOVA ONDA WEB SALVADOR - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD