Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO NOVA ONDA WEB SALVADOR radionovaonda.net!

BRASIL

Ministro do STF suspende aplicação do piso nacional da enfermagem e gera atrito

Entes públicos e privados tem 60 dias para informar impacto financeiro

Publicada em 05/09/2022 às 07:59h - 4 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Ministro do STF suspende aplicação do piso nacional da enfermagem e gera atrito
 (Foto: Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu neste domingo (4) o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro do piso salarial, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços. A informação foi divulgada pela assessoria do STF.

A decisão cautelar do ministro foi concedida no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222 e será levada a referendo no plenário virtual do STF nos próximos dias. Ao final do prazo e mediante as informações, o caso será reavaliado por Barroso. A ação foi apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que questionou a constitucionalidade da Lei 14.434/2022, que estabeleceu os novos pisos salariais.

Entre outros pontos, a CNSaúde alegou que a lei seria inconstitucional porque a regra que define remuneração de servidores é de iniciativa privativa do chefe do Executivo, o que não ocorreu, e que a norma desrespeitou a auto-organização financeira, administrativa e orçamentária dos entes subnacionais

Sancionada há exatamente um mês pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. No caso dos primeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.

O piso nacional vale para contratados sob o regime da CLT e para servidores das três esferas (União, estados e municípios), inclusive autarquias e fundações. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em julho, atendendo uma reivindicação histórica da categoria, que representa cerca de 2,6 milhões de trabalhadores.

Impactos
Na liminar concedida neste domingo, Barroso ressaltou a importância da valorização dos profissionais de enfermagem, mas destacou que “é preciso atentar, neste momento, aos eventuais impactos negativos da adoção dos pisos salariais impugnados”.

“Trata-se de ponto que merece esclarecimento antes que se possa cogitar da aplicação da lei”, acrescentou. Ainda segundo o magistrado, houve desequilíbrio na divisão dos custos do reajuste salarial, já que repasses de recursos públicos para procedimentos de saúde seguem com taxas desatualizadas.

“No fundo, afigura-se plausível o argumento de que o Legislativo aprovou o projeto e o Executivo o sancionou sem cuidarem das providências que viabilizariam a sua execução, como, por exemplo, o aumento da tabela de reembolso do SUS à rede conveniada. Nessa hipótese, teriam querido ter o bônus da benesse sem o ônus do aumento das próprias despesas, terceirizando a conta.”

Serão intimados a prestar informações no prazo de 60 dias sobre o impacto financeiro da norma os 26 estados e o Distrito Federal, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Ministério da Economia.

Já o Ministério do Trabalho e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) terão que informar detalhadamente sobre os riscos de demissões. Por fim, o Ministério da Saúde, conselhos da área da saúde e a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) precisarão esclarecer sobre o alegado risco de fechamento de leitos e redução nos quadros de enfermeiros e técnicos.

Repercussão
Pelo Twitter, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, manifestou desacordo com a decisão do ministro Barroso. "Respeito as decisões judiciais, mas não concordo com o mérito em relação ao piso salarial dos enfermeiros. São profissionais que têm direito ao piso e podem contar comigo para continuarmos na luta pela manutenção do que foi decidido em plenário."

O relator do projeto de lei no Senado, senador Fabiano Contarato, também usou as redes sociais para criticar a decisão cautelar. "Os médicos têm piso salarial quatro vezes maior, e o Judiciário jamais vetou esta medida. Os enfermeiros conquistaram a duras penas esse direito por decisão do Poder Legislativo e do Poder Executivo, em ampla e democrática mobilização."

Agência Brasil




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








PUBLICIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos da Cidade
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Videos
WhatsApp (71) 99911-4253
Baixe nosso Aplicativo
MULTHY
LINK RADIOS
prefeitura bairro
Salvador
PLANO ESTATEGICO
BRT
LEIS MUNICIPAIS
ESTAGIO
Estatísticas

Visitas: 694286

Fan Page
Locutores
ITALO OLIVEIRA
NILDO FREITAS
JONATHAS BITS
JUNIOR DA BAHIA
AUTOMATICO 01
IAN JOSÉ
MARCELO SANTOS
MARCELO SANTOS
ALEX TELES
TONY CARVALHO
ROBSOM LIMA
MUNDO DOS ARTISTAS
Descartada participação de funcionários em roubo na mansão de Carlinhos Maia
Título da NotíciaKaroline Lima aparece ao lado de Luva de Pedreiro e web zoa Militão
Após polêmica sobre jantar, Caio Castro aparece pagando conta de amigos
Mulher diz que Gusttavo Lima é pai de seu filho; Cantor faz teste de paternidade
Anitta sai em defesa de Vitão, após críticas por visual: ?Quanta gente babaca?
Pabllo Vittar desabafa de restrição do YouTube com ela, e não com Zé Felipe
+ Acessadas
Jovem da periferia de Salvador, se destaca em evento cultural no Pelourinho
Criminosos fazem duas famílias reféns em Salvador
Advogado, jornalista e também radialista ganha campeonatos seguidos de JIU-JITSU no estado da Bahia.
Virgínia Fonseca tem cartão recusado ao tentar comprar presente para Zé Felipe
Globo cria quadro para encontrar namorado para Gil do Vigor no 'Mais Você'
Notícias Atualizadas
Covid-19: Prefeitura de Salvador inicia aplicação da dose de reforço em crianças de 3 e 4 anos na terça-feira
Homem é morto durante troca de tiros com polícia em Salvador
Coral Ecumênico da Bahia apresenta o Concerto de Páscoa na Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador
Homem é preso por suspeita de tráfico no interior da Bahia; drogas e arma foram apreendidas
Polícia Civil na BA investiga 15 casos de possíveis fraudes financeiras durante campanhas divulgadas em emissora de TV
Dois homens são presos e oito máquinas caça-níqueis apreendidas em rodovia na BA
Corpo de médico morto a facadas no ES é enterrado no interior da Bahia
Morre Marcos Cândido Carvalho, coordenador de educação e um dos fundadores do Projeto Axé
Ivete Sangalo faz homenagem para Xuxa: 'passei o dia emanando coisas lindas para ela'
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VOCÊ SABIA ? REGINA SOUSA
REFLEXÃO:
SOBRE A REVIRAVOLTA DE MINHA MÃE
REFLEXÃO:
Últimas Músicas
Parceiros
cestas belascontabilEGM MULTHYeds tecdica pizzasimonettiJG

Copyright (c) 2023 - RÁDIO NOVA ONDA WEB SALVADOR - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD